I'm a title. Click here to edit me

Opções diferentes para seu café da manhã

Abóbora cozida – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- ½ abóbora japonesa ou 4 pedaços de 10 cm de abóbora de pescoço, sem casca
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque a abóbora e corte em pedaços de 5 a 10 cm de comprimento. Em uma panela de pressão, coloque a abóbora, cubra-a com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por uns 8 a 10min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 20 a 25min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.
Você pode congelar também.

Batata doce chips – Grupo Carboidratos

Ingredientes:

- 1 batata doce sem casca

Modo de preparo:
Descasque a batata doce e corte em tiras finas. Espalhe em um prato e coloque no microondas por 3 a 4 minutos. Vire as batatas e coloque por msia 3 a 4 minutos. Fica uma delícia! 

 

Batata doce cozida – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 1 a 2 unidades de batata doce com casca
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque a batata doce e divida as maiores ao meio. Em uma panela de pressão, coloque o cará, cubra-o com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por 8 a 10min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 30 a 40min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.
Você pode congelar também.

Cará cozido – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 500g de cará
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque o cará e corte em pedaços de 5 a 10 cm de comprimento. Em uma panela de pressão, coloque o cará, cubra-o com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por uns 10 a 15min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 30 a 40min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.

Cuscuz nordestino – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 250g de flocão de milho
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de água


Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque o flocão de milho, o sal e a água. Misture tudo. Descanse a massa por uns 5min e em seguida coloque em uma cuscuzeira e leve ao fogo pó 15min. Caso não tenha cuscuzeira, coloque a massa em um prato fundo e tampe com outro por cima. Embrulhe num pano de prato e encaixe sobre uma panela com água. Leve para ferver até que o cuscuz cozinhe no vapor.
Sirva com azeite ou manteiga aromática (derreta a manteiga em banho Maria e adicione as ervas em pó ou secas, misturando homogeneamente. Você pode coar ou não. Resfriada em geladeira, pode ser utilizada em pães, torradas ou carnes).

Mandioca cozida – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 500 a 700g de mandioca
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque a mandioca e corte em pedaços de 10 cm de comprimento. Em uma panela de pressão, coloque a mandioca, cubra-a com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por uns 10min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 15 a 20min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.
Você pode congelar também.

Mandioquinha cozida – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 300g de cará
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque a mandioquinha e corte em pedaços de 10 cm de comprimento. Em uma panela de pressão, coloque a mandioquinha, cubra-o com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por uns 8 a 10min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 30 a 40min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.
Você pode congelar também.

Pão de mandioquinha – Grupo Carboidratos (sem glúten)
Ingredientes:
- 200 g de mandioquinha cozida
- 200 g de fécula de batata
- 2 ovos
- 1/2 xícara de água
- 1/4 xícara de óleo
- 1 tablete de fermento biológico (15 g)
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) açúcar

Modo de Preparo:
Bater tudo na batedeira. Colocar em forma de pão untada com óleo. Deixar descansar por aproximadamente 30 minutos. Assar em forno médio por cerca de 30 minutos.

Pão Low carb- site tofuncional​

  • 5 ovos

  • 1 xic. de farinha de linhaça

  • 1 xic. de farinha de coco branca ou amêndoas

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de coco

  • ½ xic. de água

  • 1 colher (chá) de sal

  • 1 colher (sopa) de fermento químico

Separe 3 claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve. O restante dos ovos e gemas, passe pela peneira (tira o gosto de ovo). Misture o restante dos ovos e todos os outros ingredientes, exceto o fermento. Quando estiver homogêneo adicione o fermento e as claras em neve e incorpore com delicadeza aos poucos. Coloque em forminhas de cupcake, de pão ou uma forma grande para a massa ficar fina, pode polvilhar sementes por cima. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média para baixa por cerca de 20min ou faça o teste do palito (espete um palito no pão, se ele sair limpo esta ok).

*Pode congelar em fatias ou porções, e para descongelar, 30 seg no micro-ondas bastam ou deixe descongelar naturalmente.

Pão low carb 2 (com queijo)

  • 2 xícaras de farinha (de amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do pará, linhaça …)

  • 6 ovos

  • 6 colheres leite de coco

  • 3/4 xícaras de queijo parmesão (opcional – fique a vontade para escolher outro queijo)

  • 2 colheres de chá de fermento para bolo

Mistura tudo no liquidificador ou na batedeira e coloque para assar até ficar dourado.

Tapioca – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 1 xícara de água fria
- 500g de farinha de tapioca (pode ser também fécula de mandioca ou polvilho doce)
- sal a gosto
- óleo para untar (opcional)

Modo de preparo:
Numa tigela grande, deixe a farinha de molho com toda a água por no mínimo 2hs (pode ficar até um dia). A consistência precisa ficar como um bloco ou uma areia de praia úmida. Se ficar muito seca, adicione um pouco mais de água. Se ficar muito molhada, incline a vasilha para separar a água e depois dispensá-la (escorrer). Passe a massa por uma peneira resistente com auxilio de uma colher. Pode ser armazenada em um pote bem limpo na geladeira, por até 1 semana.
Escolha uma frigideira anti-aderente ou de ferro e unte com um papel levemente úmido em óleo ou azeite. Espalhe nesta frigideira uma camada nem fina nem muito grossa da massa de tapioca passada na peneira. Alise a massa para ficar bem macia ou apenas aperte-a levemente para que fique compacta. Leve ao fogo baixo e deixe por 1 a 2 minutos, até formar uma liga e ficar unida suficiente para poder virar o disco de lado. Utilize a ajuda de uma espátula para virar. Mantenha mais 1 a 2 min e vire novamente. Recheie e dobre como se fosse uma omelete. Sirva.

Omelete vegano de grão de bico (receita da Papacapim) – Grupo Proteínas
- 1 xícara de grão de bico cru (seco), de molho por 12 horas ou mais

- 2 e ½ colheres de sopa de farinha de linhaça

- 3 dentes de alho

- ¼ colher de chá de cúrcuma

- Uma pitada de ervas finas desidratadas

- 1 colher de chá de cheia de fermento

- Sal e pimenta do reino a gosto

- 1 cebola picada

- Salsinha a gosto picada

- Azeite

- Recheio (opcional): Espinafre refogado com alho e cebola, temperado com sal e pimenta do reino + tomates secos

 

Modo de preparo:

Escorra o grão de bico demolhado e bata com 2 xícaras de água no liquidificador. Seja paciente e triture até ele se desfazer completamente. Esfregue um pouco da mistura entre os dedos pra conferir: ela deve ficar macia, sem pedacinhos inteiros. Junte a linhaça, o alho, cúrcuma, ervas, fermento, sal e pimenta do reino a gosto e bata novamente por alguns segundos. Transfira a mistura pra um recipiente grande e junte a cebola e a salsinha. Misture bem, corrija o sal e reserve. Aqueça uma frigideira grande (escolha a que grudar menos na sua casa) e com tampa. Quando ela estiver bem quente, espalhe um pouco de azeite, formando um filme. Despeje um pouco da mistura de grão de bico no centro da frigideira e use uma colher pra espalhar a massa, como se estivesse fazendo um crepe/panqueca (use por volta de 1 e 1/2 concha para cada omelete). A omelete deve ficar relativamente fina, porém mais espessa que uma panqueca. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 8-10 minutos (o tempo de cozimento vai depender do tamanho da sua frigideira e, consequentemente, do seu omelete). Quando a superfície estiver seca, o omelete parecer firme e as bordas ligeiramente douradas, está na hora de virar.

 

​​Ovos ao forno – Grupo Proteínas ou para Passar no Pão

- 1 a 2 ovos
- sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma forminha refratária de cerâmica ou vidro, quebre o ovo e polvilhe uma pitada e sal por cima. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido, dentro de uma forma ou refratário com água. Após cerca de 10min, retire e sirva com azeite ou azeite aromático de sua preferência.

Livia Hasegawa Clínica de Nutrição - CNPJ 32.126.176/0001-80

Rua Manoel da Nóbrega, 456 cj.61 - Paraíso - São Paulo - SP 

Whatsapp: 11 94264-7611

nutricao.liviahasegawa@gmail.com

  • w-tbird
  • w-facebook
  • w-flickr
  • Instagram ícone social
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • c-blogger